Relaxamento – Bruce Lee – O TAO do JEET KUNE DO

Relaxamento

A Boa Forma é a maneira mais eficiente de se alcançar o objetivo do exercício com um mínimo de energia gasta e movimentos perdidos.

Para Conservar a energia, usando-a o mínimo possível a fim de alcançar um certo resultado, elimine os movimentos desnecessários e as contrações musculares que causam fadiga sem ter nenhum propósito definido.

O Aprendizado das habilidades neuromusculares:

*Primeiro passo é adquirir a -Sensação de Relaxamento-
*Segundo passo é praticar até que essa sensação possa ser reproduzida sempre que você quiser.
*Terceiro passo é reproduzir essa sensação voluntariamente em situações de risco

A Capacidade de sentir a concentração e o relaxamento, de saber o que o músculo está fazendo, é chamada de -Percepção Cinestésica-. A Percepção Cinestésica é desenvolvida colocando corpo conscientemente em uma certa posição e sentindo-a. essa sensação de equilíbrio ou desequilíbrio, graça ou deselegância, serve como um guia constante para o corpo, conforme ele se move.

A percepção Cinestésica deve ser desenvolvida a tal ponto que o corpo fique desconfortável se não fizer cada movimento com um mínimo de esforço para reproduzir o maior resultado.

Estágio I – Ensinamento da forma correta.
Estágio II – Aquisição de precisão, ritmo e sincronia enquanto a velocidade é aumentada progressivamente. Precisão SEMPRE.

O Relaxamento é um estado físico, mas é controlado pelo estado mental. É adquirido pelo esforço consciente para controlar o pensamento e o padrão de ação. É Preciso percepção, prática e vontade para treinar a mente com novos hábitos de pensamento, e o corpo com novos hábitos de ação.

Relaxamento se refere ao grau de tensão na musculatura. O Mais comum, nos esportes, é buscar não ter mais tensão que o necessário para realizar a ação. Os músculos sempre estão em um leve estado de tensão, e assim que deve ser. Mas, quando começam a se “retesar” muito, a velocidade e a habilidade ficam limitadas.

O Relaxamento nos esportes depende do desenvolvimento do equilíbrio mental e do controle emocional. Um especialista relaxado gasta energia mental e física de forma construtiva, transformando-a quando ela não contribui para solução do problema e usando-a livremente quando contribui. Isso não significa que ele esteja se movendo e pensando vagarosamente. Também não significa que esteja indiferente ou desatento. O relaxamento desejado é o dos músculos, e não o da mente ou atenção.

A Energia economizada pode ser utilizada para obter maior constância ou uma expressão mais energética da técnica.

Retirado do livro
Bruce Lee – O TAO do JEET KUNE DO

Readaptação
Humberto Monteiro de Castro Côrtes

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *